segunda-feira, 6 de junho de 2016

Aniversário do Solar Calc

Nesta semana, mais precisamente no dia 10 de junho,  o Solar Calc está completando 1 ano de atividades. Já são 12 meses no exercício de uma atividade científica que, infelizmente, é pouco praticada. São poucas as pessoas que se dedicam ao estudo do Sol, mas é importante dizer que, por mais que pareça, não é tão impossível assim fazer isso.

Qualquer pessoa com um telescópio pode observar o Sol. Qualquer telescópio pode ser usado para a visualização do Sol, desde que isso seja feito através de métodos apropriados. Isto, tanto para a segurança do equipamento quanto a do observador.

O vídeo a seguir mostra o desenvolvimento do Solar Calc. As motivações, inspirações e os objetivos. A ideia é exemplificar o fato de que tal pratica é mais possível do que muitos imaginam. Não é necessário gastar rios de dinheiro para adquirir o equipamento necessário. Isto fica exposto na relação dos equipamentos do Solar Calc, que pode ser vista aqui. O mesmo vale para a fotografia solar. Uma câmera das mais comuns pode ser utilizada para se efetuar registros satisfatórios.

Mais uma vez, gostaria de fortalecer a ideia de que o objetivo deste projeto não consiste apenas em estudar a atividade solar, mas também em compartilhar o Sol com todos e mostrar que o desenvolvimento de uma pesquisa científica pode ser feito com poucos gastos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário