Sobre







O Solar Calc é um projeto de astronomia solar dirigido e executado pelo observador solar Caio Crespo Moraes, nascido em Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil. Tem como objetivo o monitoramento diário da fotosfera solar e a divulgação científica. Trata-se de um projeto sem fins lucrativos e não possui nenhuma ligação com o meio universitário, tendo apenas parcerias com organizações de astronomia amadora e divulgação científica, como o Clube de Astronomia Louis Cruls e o Charlie Bates Solar Astronomy Project. Esses, grandes grupos de divulgação científica.





Os registros solares, com contagem de manchas solares e avaliação no número Wolf (número de grupos multiplicado por 10 e somado ao número de manchas) tiveram inicio em 10 de junho de 2015. A partir de julho de 2015, o projeto iniciou a classificação magnética dos grupos de manchas solares com base no sistema  Zürich/McIntosh e também a avaliação do CV, um sistema de classificação de valores com base no padrão Zürich/McIntosh, desenvolvido por Kjell Inge Malde em agosto de 1981.






Ao longo dos anos, tem sido feitos registros fotográficos diários da fotosfera solar e a divulgação científica através de diversos meios, como observações em praça pública, visitas a escolas, conteúdo em redes sociais e na produção de materiais como, em 2018, a publicação do Monólogo Solar, um livro para crianças a partir de 10 anos que visa estimular a curiosidade acerca da estrela Sol.







Em junho de 2018, o autor deste projeto passou a integrar o CV-Helios Network, uma rede mundial de observação solar criada pelo Kjell Inge Malde em 1981. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário