segunda-feira, 2 de julho de 2018

Atividade solar em junho de 2018 e novidades

O mês se iniciou com uma baixa atividade solar que teve fim com o surgimento de um inesperado grupo de manchas solares. Mas, já ao final do mês, tal grupo veio a decair e se desfazer, fazendo a fotosfera solar visível retornar à baixíssima atividade. Confira, aqui, Dados detalhados referentes ao último mês de junho.

Com o completar de 3 anos de atividade no último dia 10, o projeto trás algo novo. Afim de promover uma melhor organização e visualização dos dados, a partir de hoje o Solar Calc passa a utilizar um novo modelo de ficha de registro mensal. Nela, podem ser vistos todos os dados das observações diárias. Das condições de observação aos dados solares, tudo pode ser visto tanto em tabela quanto graficamente.

Uma outra novidade é que, agora, este que vos escreve é o mais novo membro a integrar o CV-Helios Network , uma rede mundial de observação solar, classificações magnéticas de manchas solares após Zürich/McIntosh, convertidas em CV, um sistema numérico que é amplamente utilizado aqui. Mais informações sobre essa rede astronômica podem ser lidas clicando aqui.

Seeing: tremulação do disco solar causada pela atmosfera ionizada. Wolf: número médio de manchas solares. CV: classificação de valores segundo Malde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário