sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Um grande grupo de manchas solares

Recentemente, um grupo de manchas relativamente grande, se comparado aos grupos do atual período solar, esteve visível. Ele permaneceu no disco solar durante 10 dias e atingiu seu auge no dia 9 de agosto.
Imagem do dia 09/08/2015
Permaneceu classificado como um grupo Eki, de acordo com o Sistema de Classificação de Waldmeier/Mclntosh, desenvolvido em 1966, durante 8 dias.  A partir dessa classificação, podemos constatar que, de acordo com o Sistema de Classificação por Valores (Malde), desenvolvido em 1981, ele permaneceu com o valor de 47. Os valores obtidos através desses sistema de classificação são utilizados para o cálculo do CV, que é uma forma mais precisa de se expressar o nível da atividade solar do que o Número Wolf, que nada mais é do que o número médio de manchas solares. 


Gif com o grupo de manchas
Os grupos de manchas solares sempre seguem em direção ao Oeste solar. Tal movimento constante é causado pela rotação solar e é de grande ajuda para a identificação dos pontos cardeais do Sol.
As manchas solares são indicadoras da atividade magnética do Sol. O estudo delas é essencial para o entendimento do funcionamento do Sistema Solar. Elas ficam situadas na fotosfera solar.
 A fotosfera solar é a camada solar de mais fácil visualização. Seu estudo pode ser feito com métodos seguros de projeção solar e ou com a utilização de filtros que reduzem a luminosidade e a radiação solar. Tais filtros são acoplados à entrada de luz do telescópio.



Disco solar entre os dias 4 e 13 de agosto de 2015

Na astronomia, o Sol é um dos corpos celestes mais variáveis. Tal inconstância gera fascínio e necessidade se ser feito o registro e estudo diário do Sol. O Solar CALC faz isso e disponibiliza dodos os seus dados publicamente.

Um comentário: